Origem do Nome

A ÍNDIA PULQUÉRIA 

A palavra Pulquéria tem origem do latim Pulchra, que significa bela em português. Não é por menos que era o nome da índia mais linda que já passou pelos pampas gaúchos, a índia Pulquéria, companheira do guerreiro Sepé Tiarajú.

Sepé Tiarajú

Foi um grande chefe indígena

Considerado santo popular e declarado “herói guarani missioneiro rio-grandense” por lei. Liderou os índios guaranis na resistência contra a desocupação dos Sete Povos da Missões, a chamada de Guerra Guaranítica (1753 – 1756)

O combate entre espanhóis e índios guaranis foi motivado pelo Tratado de Madrid, onde foi determinado que a cidade de Colônia do Sacramento, localizada no Uruguai e pertencente a Portugal, seria cedida aos espanhóis, em troca do território dos Sete Povos das Missões. Eles resistiram à tentativa de ocupação dando início ao enfrentando dos exércitos espanhol e português.

 

Em fevereiro de 1756 Sepé Tiarajú foi morto na mais sangrenta das batalhas da Guerra Guaranítica, a Batalha de Caiboaté, no município de São Gabriel. Seu corpo, que havia ficado sobre a guarda do exército inimigo, foi roubado durante a noite pelos índios missioneiros. Foi levado a um lugar de pedras altas onde a sua amada e bela esposa o esperava. Era na hoje conhecida Gruta do Marco, no município de São Sepé. Desde então o local onde se localiza essa gruta passou a chamar-se Pulquéria e posteriormente deu origem a Fazenda Pulquéria. Aqui, nestas terras, viveu e morreu a grande e bela companheira do herói Sepé Tiarajú.