Exemplo de jovem empreendedora: Sepeense receberá prêmio na Expointer

  • por

No primeiro dia da Expointer, em 30 de agosto, quatro produtores rurais serão premiados por suas atitudes inovadoras e visão de futuro em suas propriedades. Os quatro são vencedores do prêmio Gente do Campo, realizado por Zero Hora e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Fernanda Costabeber, 23 anos, é estudante do último semestre de Medicina Veterinária na UFSM e, quando não está na faculdade, trabalha na fazenda da família em São Sepé. Ela venceu na categoria Produtor Jovem.

Uma das atividades de Fernanda é negociar terneiros para serem engordados na propriedade, e ela faz isso com dedicação e conhecimento.

– O que precisar eu faço, desde vacinar os animais até arrumar alguma mangueira – diz Fernanda.

A fonte de inspiração é o pai, Fernando Costabeber, também veterinário. A propriedade é ocupada por 2,5 mil bovinos de corte das raças hereford, angus e cruzas e voltada à terminação de animais. A Fazenda Pulquéria adota o sistema de autoconsumo – os animais têm ração o dia todo em um cocho abastecido constantemente, além da pastagem com azevém, aveia e capim sudão.

– Isso faz com que os animais engordem mais rapidamente, saindo do campo em, no máximo, um ano. Resulta em acabamento de maior qualidade. A carne fica com mais maciez, sabor e cobertura de gordura – diz Fernanda.

A produção de carne premium, priorizada na fazenda, é foco do estágio que a jovem está fazendo em Botucatu (SP). A ideia é aperfeiçoar as técnicas aplicadas na propriedade, o que já faz com que tenha rendimento 10% superior na hora da venda às indústrias. Planos para depois da formatura? A resposta é imediata:

– Fixar residência na fazenda e intensificar a produção para que a carne deixe de ser vendida apenas como commodity.

Fonte: http://coral.ufsm.br/midia/?p=19430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *