Fernanda Costabeber, de Santa Maria, venceu na categoria Produtor Jovem

  • por

Carne premium é a prioridade

A cena de uma menina de olhos azuis e rosto angelical negociando terneiros no meio do campo, em meio a criadores com o dobro de sua idade, pode causar estranheza a um desconhecido. Mas as pessoas próximas de Fernanda Costabeber, 23 anos, sabem que a atividade é executada com dedicação e conhecimento. Estudante do último semestre de Veterinária, divide seus dias entre o campus da Universidade Federal de Santa Maria e a fazenda da família, em São Sepé.

– O que precisar eu faço, desde vacinar os animais até arrumar alguma mangueira – diz Fernanda.

A fonte de inspiração é o pai, Fernando Costabeber, também veterinário. Ao lado do patriarca, a estudante não escolhe as atividades na propriedade ocupada por 2,5 mil bovinos de corte das raças hereford, angus e cruzas.

Voltada à terminação de animais, a Fazenda Pulquéria adota o sistema de autoconsumo – os animais têm ração o dia todo em um cocho abastecido constantemente, além da pastagem com azevém, aveia e capim sudão.

– Isso faz com que os animais engordem mais rapidamente, saindo do campo em no máximo um ano. Resulta em acabamento de maior qualidade. A carne fica com mais maciez, sabor e cobertura de gordura – diz Fernanda.

A produção de carne premium, priorizada na fazenda, é foco do estágio que a jovem está fazendo em Botucatu (SP). A ideia é aperfeiçoar as técnicas aplicadas na propriedade, o que já faz com que tenha rendimento 10% superior na hora da venda às indústrias. Planos para depois da formatura? A resposta é imediata:

– Fixar residência na fazenda e intensificar a produção para que a carne deixe de ser vendida apenas como commodity.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2014/08/Premiados-Gente-do-Campo-cultivam-o-futuro-do-agronegocio-no-RS-4572077.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *